Reportagem do C*T*O* da S*k*y*, na última segunda-feira, 18/07 e conversei com o gerente de engenharia de transmissões que, dentre outras novidades, disse que os estudos para a utilização da antena elíptica (oval), similar a usada pela controladora Directv, nos USA, estão avançados. Segundo ele "tudo depende de interesses comerciais", para que haja uma efetiva viabilidade para o lançamento deste serviço no Brasil.

Citou como exemplo a controladora da S*K*Y* Brasil, a D*i*r*e*c*t*v* US, que em terras norte-americanas disponibiliza através deste sistema mais de 4000 canais, entre aúdio e vídeo, por usar até 5 satélites diferentes para a recepção, porque existe demanda para tanta programação. "O americano vive em função da TV", ressaltou. Já aqui no Brasil a procura por TV por assinatura, segundo ele, se deve mais aos canais com programação voltada ao futebol em grande parte dos casos.

Outra novidade, que já está em fase avançada de estudos, será a implantação de um segundo C*T*O* no Brasil, que terá a mesma estrutura tecnológica que o atual, localizado na cidade de Santana do Parnaíba, grande SP. Segundo ele só nos USA são 4 C*T*O*s*, para que não exista nenhum risco operacional. Ou seja, os C*T*O*s seriam um redundante do outro, fazendo com que as operações fiquem cada vez mais seguras.

Outra novidade é que serão incluídos mais canais HD ainda este ano que, inclusive, estão sendo testados e em período de negociação com as programadoras.

A visita foi interessante para entender, por exemplo, como funciona a tão mencionada "compressão de sinal" e que, de fato, a compressão é feita em níveis iguais aos sinais da D*i*r*e*c*t*v* US. Percebí, também, que esta "compressão" não altera a qualidade da imagem visualmente falando. Não é perceptível aos olhos humanos qualquer tipo de alteração que tenha que ser feita neste processo e ele se dá apenas para que os recursos no satélite sejam melhores aproveitados.

Enfim, conforme forem surgindo dúvidas, perguntem que, à medida que for lembrando, posto para os colegas o que souber responder.